terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cubos de tamboril com creme de cenoura


Quem é que gosta de comer sempre a mesma coisa?!?!
Pois, nós não gostamos. E ultimamente temos comido mais carne, quer aqui, quer na casa da minha mãe ou dos meus sogros.
E de uma vontade grande de comer peixe, surgiu esta ideia, de um site que tem imensas sugestões.
A inspiração veio daqui mas fiz as minhas adaptações. Aprovadíssimo!!!

Posso dizer que, além de uma refeição leve é riquíssima de sabor.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ai o frio, o frio......



Declarei guerra ao frio este ano! Daqui para frente, só roupas extremamente quentinhas, casacões,  pantufas, mantas, muito chá, sopas e comidas quentes, calóricas e boooooooooooooooooas! 
Uma pessoa só percebe o quanto o verão é bom quando está em casa a bater o queixo de frio, mesmo toda tapada com mantas, edredons, aquecedores e o caraças!!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Uma sugestão!



Quando cozinho com prazer e vontade percebe-se perfeitamente. E nesses dias, até o bolo mais simples pode ter um ar mais elaborado e elegante. Foi o caso deste bolo. Teve a sorte de ser feito num dia bom e o resultado está á vista. Um bolo normal, com recheio de chocolate e decorado com creme de natas, chocolate e amêndoas torradas!
A receita deste bolo foi adaptada a partir do 'Bolo de Frutas' do site Alquimia dos Tachos. 

8 ovos
300 g de açúcar
120 g de margarina
250 g de farinha
1 colher de café de fermento em pó 

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Unta-se a forma  com margarina vegetal e polvilha-se com farinha. 
Batem-se as claras em castelo, adicionando aos poucos o açúcar. Juntam-se as gemas, batendo sempre e de seguida a margarina derretida. Peneira-se a farinha com o fermento e envolve-se tudo delicadamente com a ajuda de um fouet (batedor de claras). Deita-se o preparado na forma e vai ao forno durante 40 minutos. Retirar, desenformar e deixar arrefecer. 
Corta-se depois ao meio para rechear.

Eu fiz uma calda de chocolate simples (derreto chocolate culinário com leite ou natas e um bocadinho margarina) Não sei as quantidades porque faço mesmo a olho e fica sempre bem. Mexo bem, arrefeço e recheio o bolo. 
Quanto à decoração, deixo ao critério de cada um! Sejam criativos e gulosos!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O jantar está servido...



Hoje é Quiche Carbonara e uma sopa de legumes. Uma refeição ligeira porque é 4ª feira, amanhã é dia de trabalho e não me apetece passar a noite na cozinha a cozinhar e a lavar louça! Não hoje!!
E para quem, tal como eu, também gosta de soluções rápidas e simples para dias mais 'preenchidos' ou cansativos, fica a sugestão!

Quiche Carbonara

1 rolo de massa quebrada
1 lata de cogumelos (eu uso cogumelos frescos)
200g de fiambre em cubinhos
3 ovos
1 dente de alho picado
1 pacote de natas carbonara (eu usei natas light de culinária)
2 colheres de sopa de queijo ralado
Sal e pimenta q.b.
azeite

1º - Saltear os cogumelos em azeite e alho. Juntar o fiambre. Apagar o lume e reservar.
2º - Forrar a forma com a massa quebrada. retirar o excesso. Colocar os cogumelos sobre a massa.
3º - Numa taça misturar as natas, com os ovos e o queijo. Temperar com sal e pimenta.
4º - Verter a mistura das natas sobre a massa e os cogumelos e levar ao forno a 180º durante 20 minutos ou até ficar douradinha por cima!

A minha forma é baixinha, por isso 1 pacote de natas e 3 ovos são suficientes. Mas para formas mais altas convém adaptar as quantidades!

E pronto! Simples não é!?




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Frutos Secos!

Hoje é daqueles dias que, na minha cozinha, corre quase tudo bem! 
Talvez por estar mais descontraída, não sei... 
Andava há dias a pensar nas castanhas que não comi no S. Martinho. Queria fazer um lombo no forno com castanhas, mas andava a adiar há uns dias..... 
Foi hoje!! Um bom assado de carne com alecrim e castanhas, com um arroz soltinho a acompanhar e txanannnnn!! 
Uma saborosa refeição de Outono!


Ah! E já que estava numa de frutos secos, aproveitei para fazer um bolo de noz (que já não comia há imenso tempo!)


Um fim de dia muito saboroso!! ;)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Comfort Food!!

Quando chega o frio, chega também a vontade de comer pratos mais elaborados, mais quentes (reconfortantes) e mais caloricos! Conforta o corpo e a alma, sobretudo para quem, como eu, acaba por ficar sempre a 'meio gás' nos meses frios.... 


Aqui, saladas dão lugar a pratos mais elaborados e fumegantes como os guisados, enquanto que os sumos frescos e gelados ficam fora de questão e são substituídos por chá, scones ou panquecas com compotas. 



Tudo muito quentinho e acima de tudo muito reconfortante.
E fica o desejo de que o frio não seja muito este ano (outono/inverno)!! 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Arroz (malandro) de Marisco

Há dias li um post num blog que me fez pensar um bocadinho... Basicamente fez-me pensar em como eu via ou imaginava uma mulher casada e no quanto essa imagem é diferente de mim! Por exemplo: não sou propriamente uma fada do lar, não sou obcecada por limpezas e organização, não tenho a imagem 'cliché' de mulher casada, não faço reuniões de tupperware, não tenho sempre uma sopinha no frigorifico e um bolinho sempre pronto para as visitas...... etc etc etc.....
Nada disso. Sou exactamente a mesma que era antes! Sou organizada quando baste, gosto de cuidar da nossa casa mas não vivo em função disso... se tiver de deixar louça para lavar para ir ver um filme com o maridão não fico com pontinha de remorsos! Mas uma coisa eu gosto agora mais nunca... de cozinhar.
A diferença é que, quando vivia com a minha mãe, era ela quem cozinhava quase sempre... e eu nada chateada com isso!!! ;)
Mas como o meu querido esposo adora comer e não sabe fazer um ovinho (estou a ser mázinha), sou eu quem vai dando uso aos tachos e com muito gosto.
Mas há dias e dias..... há dias em que me apetece passar imenso tempo na cozinha e fazer comidas mais elaboradas, mais compostas... e há outros em que gosto mais de coisas simples! E essas normalmente sabem sempre muito, muito bem!
Hoje foi assim.... Simples e reconfortante. Um arroz malandro (malandro = com muito caldo) que acabou um-quase-arroz-de-marisco!



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A razão!

A verdade é que estou um bocado 'zangada' comigo e por esse motivo tenho dedicado muito pouco tempo á cozinha!
No dia de Halloween estava num dia menos bom, e caí na asneira de ir para a cozinha fazer cupcakes, mas o resultado foi de tal maneira desastroso que, desde então, que faço tudo de muito má vontade. Não parava de pensar na quantidade de ingredientes que tinha estragado com aquela má experiência... sabendo de antemão que nunca saem boas coisas da minha cozinha quando eu estou do 'avesso'!
Já passou! E devagarito lá vou voltando á cozinha e á leitura dos meus novos livros (um de cupcakes!!! que neste momento faz todo o sentido).
É por estas e por outras que continuo a dizer que a formação em técnicas básicas de cozinha faz-me realmente falta. Muita!
De qualquer forma tem-se cozinhado e feito algumas coisitas cá por casa......

Por sugestão da minha amiga Diana experimentei esta receita de Rolinhos de Beringela com Requeijão e Espinafres (cuja receita e autora podem encontar aqui). É simples, mas muito bom. Eu comi só assim, como prato vegetariano, mas poderão ver na receita que é um ótimo acompanhamento para bifes de perú, por exemplo.
Experimentem e digam de vossa justiça!! :)



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Há dias menos felizes...

...e nesses dias, onde eu ponho as mãos sai asneira. Ontem e hoje estou nesses dias..... tudo o que tentei fazer  correu para baixo de mal!!
O estado de espírito não está nos melhores dias e a vontade ou paixão (chamem-lhe o que quiserem) de cozinhar acaba, também ela, por entrar em crise. Há dias assim, mas felizmente fases são isso mesmo... fases!
E bastou sentar-me no sofá, hoje, a ver episódios gravados do Ingrediente secreto, para relaxar um bocadinho, inspirar-me e voltar a sentir vontade de 'brincar' na cozinha, de fazer algo novo. Afinal de contas, cozinhar é 'simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos' certo!? E nem as crianças gostam dos seus jogos e brinquedos favoritos quando estão com a 'telha'.

Mas voltando ao Ingrediente Secreto, a calma com que o Chef Henrique Sá Pessoa cozinha, o tom de voz tranquilo são, mais que uma inspiração, uma terapia... 
Ora vejam:




Parece tão simples e fácil de fazer não é?!
Este Cheesecake, parece-me coisinha para provar breve breve!!!!