segunda-feira, 22 de julho de 2013
terça-feira, 16 de julho de 2013
Das férias...
....14 dias de descanso, bons momentos em família, bons momentos a 2, boa comida, sorrisos, alegria!
Fossem todos os dias assim <3
Bacalhau á Gomes de Sá
Quiche de legumes
Mousse de Lima
Risotto de Cogumelos com bacon
Uma espécie de macarrão (penne) com queijo e carne picada
Scones com frutos silvestres
Mini tartes de maçã
Pizza
Pequeno Almoço
Cogumelos recheados com parmesão e bacon
Tudo feito em casa, tudo feito com paixão!
(",)
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Diz que são mais-ou-menos-como-scones!
E são Scones, mas numa receita um pouco alterada e com um convidado especial: Mirtilos!
Aqui nem preciso de colocar receita... basta pegarem numa receita de scones, a vossa favorita, e adicionar fruta à massa (mirtilos, framboesas, amoras, ou todos!)!
Eu pessoalmente até gosto mais com mirtilos do que scones simples com compota! Mas isto sou eu :)
Ficam sempre doces ainda que tenham pouco açúcar e são uma perdição quando eles acabam de sair do forno... com o suco da fruta a escorrer, ainda a fumegar..... Ahhhhh.... Maravilha!
domingo, 26 de maio de 2013
Ora então... A Novidade!!
Baby on Board!!
(imagem retirada da Web)
Tenho andado fugida do Blog e a publicar menos ideias e petiscos feitos cá por casa porque, sinceramente, ando muito preguiçosa para cozinhar. Desde que estou grávida (faz precisamente amanhã 12 semanas) que já passei por várias fases... inicialmente dava-me para comer peixe grelhado com bastantes legumes, muita sopa, fruta e afins. Depois veio a fase de não ter paciência para cozinhar, mas ainda assim e tendo a responsabilidade de me alimentar bem, cozinhavam-se coisas simples como carnes grelhadas, arroz, massas, tendo sempre o cuidado de equilibrar a dieta com uma sopa de legumes e/ou saladas... Mas diga-se que o prazer e a vontade de cozinhar bem e saudável ficou-se logo pelas primeiras 7/8 semanas!!
No inicio até nos pequenos almoços se notava a minha vontade e empenho em ir variando e comendo bem: alternava entre iogurtes com fruta e cereais, cereais com leite, leite com um pão com philadelphia... etc... Agora, voltei aos 'maus hábitos' e vou-me deliciando com o meu galão e o pão com manteiga e philadelphia (metade de cada).
Tenho comigo muita fruta, sim, bebido imensa água e nunca estou mais de 3h sem comer, mas cheguei a um ponto que me faltam as ideias e como já disse, a paciência também já não é muita.
Bolos tenho evitado fazer, muito embora coma sempre alguma coisa doce ao longo do dia (também faz falta). Sushi e marisco nem lhes toco (e custa-me um bocadinho!!), legumes e frutas são sempre bem lavados e 'fast food' fora de casa, nem vê-la... aliás, foi por ter comido no McDonald's a semana passada que fui para o hospital com dores de estômago!!!
E pronto... é isto!!!
Agora a parte boa: não tenho enjoos, não tenho indisposições, pouco a pouco já vou conseguindo dedicar mais tempo à cozinha e já o faço até com mais gosto/prazer.
Em relação à gravidez não me vou adiantar muito, até porque este não é um baby blog :) Por isso, continuemos a falar de comidinha boa, ideias práticas e agora que o calor aí está, sugestões leves e frescas (e de preferencia saudaveis!!!) :)
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Um susto!
Pois é... eu que sempre disse que tinha um estômago amigo, (daqueles que só se queixam com falta e/ou excesso de comida) ontem 'mordi a língua'... pela 2a vez!!
A primeira vez foi em Dezembro, por culpa de uma mistura de medicamentos (não eram muitos, eram receitados e foram o suficiente para fazer estragos). Fui parar ao hospital com dores horriveis no estômago...
Na altura lá me recomendaram um protetor gástrico e a coisa ficou por ali. Resolvido! (além disso, deitei fora a medicação quase toda!)
Desta vez, não foi pela medicação, porque não a posso sequer tomar, foi mesmo por alguma falta de cuidado. Eu gosto de comer, por norma até faço uma alimentação variada e sem excessos, mas a verdade é que ontem cedi a gula e o almoço foi um bocadinho descurado. Fui comer fast food numa altura em que devia ter a preocupação de comer bem e evitar excesso de sal, molhos, fritos e afins... Paguei caro e apanhei um grande susto.
Foi uma lição que não vou esquecer tão cedo. E por isso, venham as sopas, os grelhados e as comidas leves, porque não tenciono ir uma terceira vez para as urgências!!
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Palavra do dia: Simplicidade!!
Embora agora tenha algumas restrições alimentares, não ando propriamente em dieta nem num controlo rigoroso com o que como. Tenho os meus cuidados.
Gosto de variedade, gosto das comidas de conforto, das receitas básicas de todos os dias mas também procuro experimentar coisas diferentes.
Há já uns dias que não fazia bolos nem bolachas... mas mal vi esta receita aqui não resisti e fui quase que imediatamente para a cozinha!! Não é costume usar natas nos bolos mas fiquei rendida. Fica leve, fofinho e ligeiramente humido... é excelente e super simples de fazer.
Já ontem, andava com o esposo ás compras, quando vi uma embalagem de pão pita... foi automatico! Fiquei com uma vontade doida de comer uma Pita Shoarma caseirinha (que é tão boa ou melhor que as que se encontram nos quiosques de especialidade, dos centros comerciais - modestia á parte). Ficaram excelentes e para quem quiser experimentar é também muito simples de fazer:
1 ou 2 bifes de novilho (ou outra carne que gostem) cortados em tirinhas
Cominhos moídos
Coentros em pó
Açafrão
pimenta preta e sal q.b
Tempera-se a carne com uma meia hora de antecedência, com todos os condimentos (eu acrescentei um pouco de caril). Frita-se num fio de azeite e serve-se em pão pita com alface a gosto, molho de alho e batatas fritas!! Nada mais fácil!!
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Não, não estamos em dieta!!
Mas a verdade é que a questão da alimentação nos vai requerer algum cuidado (juizo) daqui para a frente!
Nós até que nem somos meninos de abusar, até temos mais ou menos, uma alimentação variada, mas a verdade é que os verdes, esses ainda não são os mais presentes nos pratos. Pelo menos não na quantidade recomendada. Pois!!
O primeiro passo será sempre este... inspiração!
Fomos há dias á praça e a verdade é que, até nem é dificil começar a variar ainda mais na alimentação. Só de olhar para as bancadas da fruta/legumes começo logo com ideias... e engraçado é que só me apetece saladas, churrascos, batidos de fruta, etc...O grande problema é a falta de tempo para estas compras saudáveis e de qualidade. Eu até compro algumas coisas nos hipermercados (que gosto) mas não é bem a mesma coisa!
Bom, a ver vamos. :)
E espero, mesmo, lembrar-me mais vezes de fotografar os pratos que vou fazendo, porque na maioria das vezes, só me lembro depois de lhe ferrar os dentes!! (UPS!)
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Desejos!!
Hoje acordei com imensa vontade de comer pão quente com manteiga!!
Daquele caseiro, feito pela minha mãe ou pela minha sogra.... no forno de lenha....
Hum... sabem quando ele acaba de sair do forno?! a deitar fumo quando o abrimos....
Era bom, não era?!
Pois, comi pãozinho sim, torrado (feito ontem na máq. de fazer pão)...
Mas não é a mesma coisa!!
quinta-feira, 28 de março de 2013
Férias são férias!!
...e cozinhar não foi a tarefa que mais tempo me ocupou.
É, de todas as tarefas domesticas a que mais gosto e mais prazer me dá, porém... férias são para descansar e passear muito.
Ainda assim aproveitei para experimentar umas receitas que há muito estavam prometidas...
Como este milho assado, cuja receita é do Ingrediente Secreto! É realmente muito bom...
Bolo fofo de limão para acompanhar com chá num lanche. Nestes dias de chuva, nem apetecia outra coisa!
Pão com chouriço (para experimentar a máquina do pão!)
Uma bola de carnes (sobras de frango e enchidos) que foi um improviso e uma agradável surpresa!
De resto, as férias foram essencialmente para descanso!
sábado, 2 de março de 2013
Food can be fun!
Eu não me posso queixar muito, nem da filhota do meu marido nem dos meus sobrinhos. Todos eles comem bem sem serem precisas chantagens, historias da carochinha, aviõeszinhos e toda uma série de torturas (para os miúdos e para os pais).
Mas a verdade é que, é comum as crianças desde cedo ganharem manhas e certas preferências no que respeita á comida! E diz-me a experiência (embora não muito vasta) que sopa, legumes, peixe e fruta não são propriamente a perdição dos mais pequenos...
Ultimamente tenho visto bastantes ideias e dicas para tornar as refeições num momento menos penoso para os pais e mais divertido para as crianças. Afinal de contas, comer também pode ser divertido não é?! Todos sabemos que 'os primeiros a comer' são os olhos, e por isso, partilho algumas das ideias que tenho encontrado por aí....
Eu sei que nem sempre há tempo para por em pratica estas ideias, mas não custa nada puxar um bocadinho pela criatividade para estimular o interesse dos mais novos!
Espero que seja útil e que vos inspire também!
sexta-feira, 1 de março de 2013
Tanto tempo longe....
Há dias em que andamos mais tristonhos e por isso descuramos alguns prazeres ou hobbies. Mas não foi o meu caso! :)
Muito embora goste imenso de partilhar ideias, pratos/receitas aqui no Blog, andei um bocadinho ocupada e acabei por não ter muitas oportunidades de 'por aqui passar'...
Mas o blog não está esquecido e vou tentar partilhar mais e melhores ideias... até porque, vai haver novidades!
Para já, deixo apenas duas imagens para abrir o apetite!
Bom fim de semana
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Nós por cá andamos ....(bem tratadinhos)!
E é isto... Doces pecados, homemade food... cozinhar, partilhar...
Porque cozinhar para alguém é uma das minhas formas preferidas de acarinhar, de cuidar!
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Valentine's Day - Do It Yourself
São tempos de crise?! São...
É altura de poupar?! Absolutamente!
Mas deverá ser a crise desculpa para não dar um miminho, para não surpreendermos, para não 'investir-mos' tempo, esforço e dedicação nas pessoas que amamos?! De modo nenhum!!
Demostrar amor não custa nada!
O amor vive de pequenos nadas, de gestos simples, de intenção, de dedicação... e não necessáriamente de presentes caros e de extravagâncias! E em tempos de crise temos de ser cada vez mais originais e criativos!
Sugestão: porque não começar o dia com um pequeno almoço servido na cama, daqueles bem românticos e deliciosos?!
Deixo algumas ideias para surpreenderem e mimarem a vossa cara-metade, não só no Dia dos Namorados que está aí á porta, como em qualquer outra altura.
Porque Dia dos Namorados são todos os dias!!
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Cookies com chocolate
75 g chocolate picado grosseiramente (ou pepitas)
125 g de manteiga
125 g de açúcar amarelo
250 g de farinha
1 ovo
1/2 colher de chá de fermento em pó
Como fazer? Simples:
Basta bater o ovo com o açúcar e a manteiga até obter uma mistura homogénea. Acrescenta-se o fermento e a farinha (eu gosto de peneirar ambos) e mexe-se bem.
Coloque a massa (com a ajuda de uma colhe ou fazem-se bolinhas com a mão) num tabuleiro, previamente forrado com papel vegetal, e com um garfo espalme a massa.
Leve ao forno a 180º durante cerca de 12 minutos, até ficarem ligeiramente douradinhas. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer bem antes de colocar na lata das bolachas!
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Salmão com molho de laranja
Eu aborreço-me com alguma facilidade das coisas (atenção, eu disse COISAS!). Não gosto de repetições, nem de monotonia. Não gosto de fazer sempre o mesmo, nem de ver as mesmas coisas, muito menos de comer sempre o mesmo. Gosto de ter opções, gosto de variedade, de surpresas... E este salmão foi, definitivamente, uma agradável surpresa!
Ingredientes:
1 embalagem de medalhões de salmão
50 g de margarina
sumo de 2 laranjas
farinha para polvilhar
óleo para fritar
sal e pimenta q.b.
Preparação
Tempere
os medalhões de salmão com sal e pimenta. Depois, passe-os
por farinha e frite-os em óleo bem quente.
Reserve, conservando-os quentes.
Escorra
o óleo de fritar o peixe e, na mesma frigideira, derreta a manteiga. Quando
estiver quente, junte o sumo das laranjas, mexendo bem até começar a engrossar.
Coloque o salmão numa travessa e
deite-lhes este molho por cima.
Acompanhe
com puré de batata.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Um Risotto para o jantar!
Risotto de Cogumelos e Tomilho foi o prato escolhido para o jantar de ontem. A receita é vegetariana, veio do site Pratos e Travessas e foi de facto uma excelente forma de fechar o fim de semana :)
Além de ser um prato simples, muito cremoso e leve, é excelente para quem gosta de cogumelos pois o sabor destes é bastante evidente. Eu pessoalmente gostei bastante!
Não consegui uma foto de jeito, mas espreitem o site e deliciem-se com o aspecto deste Risotto!
Para quem quer experimentar a receita é esta:
Ingredientes para 4 pessoas:
400 g de arroz Arborio
120 ml de azeite
1,5 lt de caldo de carne leve (vaca ou vitela) de boa qualidade ou caseiro
1 cebola pequena finamente picada
1 talo de aipo finamente picado
1 dente de alho finamente picado
100 g de cogumelos marrom, cortados em fatias finas
1/2 colher de chá de tomilho fresco (só as folhinhas)
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Sal a gosto
Raspas de parmesão e folhas de tomilho para polvilhar
Preparação:
*Aqueça o caldo e mantenha-o em lume muito brando para que se mantenha quente.
*Num tacho de fundo espesso aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho e o aipo, mexendo até que amaciem, sem deixar que ganhem cor.
*Junte os cogumelos e o tomilho e mexa até que amoleçam.
*Junte o arroz e envolva bem no refogado, até que o arroz fique translúcido e brilhante.
*Junte 1 concha de sopa de caldo e mexa até que seja absorvido pelo arroz. Repita este passo da mesma forma (junte caldo apenas depois do arroz ter absorvido quase na totalidade o anterior) até que o arroz fique cozido, cerca de 20 minutos. Tempere com sal a gosto.
*Por fim junte a colher de sopa de manteiga a gosto e mexa rapidamente, até que derreta e se dilua no arroz.
*Sirva imediatamente polvilhado com raspas de parmesão e folhinhas de tomilho.
120 ml de azeite
1,5 lt de caldo de carne leve (vaca ou vitela) de boa qualidade ou caseiro
1 cebola pequena finamente picada
1 talo de aipo finamente picado
1 dente de alho finamente picado
100 g de cogumelos marrom, cortados em fatias finas
1/2 colher de chá de tomilho fresco (só as folhinhas)
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Sal a gosto
Raspas de parmesão e folhas de tomilho para polvilhar
Preparação:
*Aqueça o caldo e mantenha-o em lume muito brando para que se mantenha quente.
*Num tacho de fundo espesso aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho e o aipo, mexendo até que amaciem, sem deixar que ganhem cor.
*Junte os cogumelos e o tomilho e mexa até que amoleçam.
*Junte o arroz e envolva bem no refogado, até que o arroz fique translúcido e brilhante.
*Junte 1 concha de sopa de caldo e mexa até que seja absorvido pelo arroz. Repita este passo da mesma forma (junte caldo apenas depois do arroz ter absorvido quase na totalidade o anterior) até que o arroz fique cozido, cerca de 20 minutos. Tempere com sal a gosto.
*Por fim junte a colher de sopa de manteiga a gosto e mexa rapidamente, até que derreta e se dilua no arroz.
*Sirva imediatamente polvilhado com raspas de parmesão e folhinhas de tomilho.
Bom Apetite!
Subscrever:
Mensagens (Atom)